Planejar pra quê?

O fato do planejamento ser um grande desafio, para profissionais e empreendedores(as), é de extrema necessidade devido ao impacto na gestão dos negócios. Muitas vezes estamos atormentados com a rotina, pois nós estamos tomados pelo cotidiano, pelas tarefas diárias, não dedicamos um tempo para pensar nas estratégias e prever atividades necessárias para o presente e futuro do negócio.

Assim, primeiro é importante desmistificar o papel do planejamento. Para planejar nós precisamos, organizar históricos, prever cenários e próximas etapas do negócio. O planejamento não pode ser algo engessado que comprometa a flexibilidade do negócio ou mesmo o andamento do fluxo de atividades.

Então, para superar os desafios do momento, é preciso saber os pontos de melhorias e quais são os pontos fortes do negócio. Para isso é importante obter informações completas, como avaliações e relatórios; definido prazos para direcionar as atividades. No qual o planejamento de acontecer em 3 etapas:

  1. Curto prazo, que são programações semanais e mensais;
  2. Médio prazo, com o planejamento anual;
  3. Longo prazo que são os grandes objetivos para o negócio atingir.  

Mas atenção! Planejamentos não podem ser burocráticos, porque hoje existem métodos práticos que permitem a agilidade nestes processos. Sendo técnicas que permitem repensar: qual é o melhor caminho para o negócio? Como colocar em prática as diretrizes e propósitos?

O planejamento é como um guia, é um orientador para os objetivos, em quais são as perspectivas, quais são as tendências e quais são as estratégias que vão direcionar o negócio. São diversas as vantagens em planejar no negócio, listamos as principais:

  • Construir um propósito de atuação no mercado;
  • Definir atividades estratégicas e práticas;
  • Gestão compartilhada com a equipe, programando em conjunto as ações;
  • Promover a colaboração por objetivos e metas definidos;
  • Estabelecer responsáveis e recompensas para os resultados a serem alcançados;
  • Priorizar os processos de organização, qualidade e satisfação do cliente.

Tudo isso é possível a partir de um planejamento profissional, desta forma o empreendedor pode e deve contar com especialistas para traçar caminhos e otimizar sua equipe de forma personalizada. Então, o que precisamos à cada período é ter realmente estratégias direcionadas para as melhores práticas. Conte conosco!

Por Cátia Maciel, Consultora em Gestão.

Revisado por Dalva Valpassos, Consultora Estratégica.

Site: www.insergestao.com.br / Rede social: @insergestao

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