FINANÇAS OPEN: O que é e como está impactando você e seu negócio?

Para entendermos melhor o que é FINANÇAS OPEN, precisamos esclarecer que a palavra ‘OPEN’ é derivada da língua inglesa o que quer dizer ‘ABRIR’. Então, poderíamos partir do princípio que estamos falando em FINANÇAS ABERTAS, ou abertura e transparência em dados financeiros.

Mas para continuarmos é imprescindível falar sobre esse novo mundo ‘OPEN’, como OPEN BANKING que é a abertura de dados BANCÁRIOS. Isto acontece para que outras instituições financeiras possam enxergar a movimentação de produtos e serviços financeiros e daí oferecer soluções mais personalizadas aos seus usuários, ou seja, “é você no centro”.

Após o início do OPEN BANKING, teremos a próxima etapa com o OPEN FINANCE. O qual permite abrir sua movimentação financeira, como seus recebimentos e pagamentos para aquelas pessoas físicas ou jurídicas possa te ajudar. Esta colaboração acontece não só em utilização bancária, mas em todos os aspectos financeiros de sua vida. O quanto você esta ganhando e como você está utilizando esse recurso. Isso será um ponto chave para que possamos utilizar melhor nosso dinheiro e ajustar nossas finanças ao nosso “padrão de vida”, com intuito de minimizar a inadimplência e desperdício pelo consumo.

Para concluir a ERA OPEN teremos o mais breve possível “O OPEN DATE”, a abertura dos dados o que vai além do financeiro. Mas sim como serão distribuídos e compartilhados os recursos do planeta, “cientistas têm mostrado a ironia desse direito em momento histórico quando nós temos tecnologias que permitem disponibilidade mundial e processos distribuídos de dados, ampla colaboração e aceleração para o ritmo e a profundidade da descoberta… os mesmos relatam que estão cansados de travar os dados e de prevenir o uso correspondente de tecnologias avançadas para o conhecimento”.

Se essa nova ERA OPEN trás consigo ônus, a exemplo da exposição pessoal que já acontece sem mesmo sabermos, com acesso a aplicativos de uso social. Também trará bônus como você no controle dos seus dados e consumo de todos os recursos mais conscientes e ajustados ao seu perfil.

Assim, torna-se imprescindível realizar uma consultoria estratégica para regularizar informações, aprendendo mais as realidades disruptivas das finanças. Por isso, conte com profissionais atualizados nas dinâmicas tecnológicas e práticas, assim a Inser Gestão pode colaborar.

Por Clint Estevão, Consultor estratégico e financeiro.

Revisado por Cátia Maciel, Consultora em gestão.

Nosso site: insergestao.com.br/ Redes sociais: @insergestao

Comentários do Facebook