Defesa Civil de Caruaru alerta para o perigo com material de construção e entulhos em período chuvoso

O mês de junho está próximo e algo bem característico nesta época do ano são as chuvas. Por isso, a Defesa Civil de Caruaru continua reforçando os cuidados preventivos para o período, dessa vez sobre o material de construção e entulhos.

O coordenador da Defesa Civil, Kleber Aleksander, lembra que, além do prejuízo financeiro, já que a perda de materiais pode chegar a 20% nas obras, esses produtos perdidos podem prejudicar de outra forma. “Em caso de chuva muito forte, a enxurrada poderá levar areia, terra, entulhos e outras partículas menores que poderá entupir bueiros e, com isso, gerar alagamentos. Sem contar que a rua fica suja e escorregadia, que também poderá elevar o risco de acidentes envolvendo pedestres e automóveis”, pontuou Kleber.

O coordenador da Defesa Civil ainda alerta para os perigos do serviço de obras em um mês que apresenta a diminuição da umidade do ar. “Muitas estruturas podem ser danificadas nas obras em períodos de chuva. Entre elas, as que são feitas de concreto. Devido às chuvas, os muros e demais estruturas de concreto não atingem a resistência ideal, fazendo com que seja necessário refazê-las. Reforçamos que, se a população observar alguma estrutura danificada, deve ligar imediatamente para o (81) 98384-2411 ou 199, número de emergência da Defesa Civil, que funciona 24 horas”, alertou o coordenador da Defesa Civil, Kleber Aleksander.

A Defesa Civil Municipal tem a função de articular e coordenar ações preventivas, de socorro, assistenciais e de recuperação, com o objetivo de salvar vidas, assistir à população prejudicada e evitar prejuízos, recuperando ou reconstruindo cenários afetados por calamidades, quando necessário. Sua estratégia está centrada no planejamento e desenvolvimento de medidas que evitem desastres ou minimizem suas consequências.

Comentários do Facebook